domingo, 13 de abril de 2008

O contexto institucional da Universidade do Minho

Na Universidade do Minho, a migração para a Internet, ocorreu no quadro da Iniciativa e-U (projecto universidade electrónica).
Este projecto envolveu e envolve Serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis (dentro e fora da Universidade) para estudantes e professores do Ensino Superior, disponibilizados através de uma rede sem fios, permitindo a transmissão de dados em banda larga, sendo possível ter acesso a aulas, artigos, trabalhos, notas, serviços, Internet etc. A universidade do Minho foi uma das 6 universidades convidadas para o projecto-piloto.

E é neste sentido que referenciamos a seguir os SDUM, repositórios(repositoriUM),laboratórios virtuais, e finalmente plataforma da Universidade do Minho

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho facultam à mesma os recursos bibliográficos e informativos necessários ao desempenho das funções de investigação, ensino, educação permanente e extensão cultural. Estes mantêm e disponibilizam, através da Web, o catálogo bibliográfico da Universidade do Minho que referencia toda a bibliografia, e outros recursos informativos, existentes nesta Universidade. Garantem ainda a gestão das bibliotecas da Universidade do Minho. Diversos materiais pedagógicos são assim armazenados e disponibilizados no RepositoriUM - o repositório institucional da Universidade do Minho.

Os repositórios, são deste modo sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades universitárias.O repositório da UM é designado como “RepositoriUM” – repositório institucional de auto-arquivo da produção científica, insere-se no movimento open access initiative. Este foi o primeiro projecto da e-UM a entrar em funcionamento, em 2003.

Seguidamente prescrevemos os laboratórios virtuais, sabemos que estes permitem que alunos ligados a determinadas áreas da UM possam "desenvolver experiências on-line preparando-os depois para a realidade dos laboratórios", através da introdução de weblabs em unidades curriculares.

A Universidade do Minho disponibiliza ainda uma plataforma web de gestão e distribuição de informação e de recursos didácticos, que permite complementar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sala de aula, possibilitando o acesso em qualquer lugar e a qualquer hora, através de um login.

Mais informações em:
e-learning
https://elearning2.uminho.pt/webapps/login/
SDUM
http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=33&lang=pt-PT
e-U
http://www.e-u.pt/conceito/index.asp?areaid=1
Repositório
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/422/2/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20Congresso%20BAD%202004%20B.pdf
Laboratórios virtuais
http://jn.sapo.pt/2005/05/11/minho/laboratorios_virtuais_para_preparar_.html
http://vlabs.uminho.pt/

Software Livre

Entende-se por Software livre qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.
Existem vários conceitos relacionados com o Software livre: Open source, Moodle, Creative Commons, GNU general Public License

O termo Código aberto, ou Open source refere-se ao mesmo software também chamado de software livre, ou seja, aquele que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Um dos exemplos mais famosos de Software Open Source é o Linux.

Relativamente ao Moodle, este é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar naturalmente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
As licenças Creative Commons podem ser utilizadas em obras que se encontrem protegidas por direitos de autor, nomeadamente, livros, websites, aulas, blogs ou qualquer outra forma de escrita, entre outros. As licenças Creative Commons não se aplicam a ideias, informação factual ou outra que não se encontre protegida pelos direitos de autor.

Quanto ao GNU General Public License (Licença Pública Geral), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença para software livre. A GPL é a licença com maior utilização por parte de projectos de software livre, em grande parte devido à sua adopção para o Linux.

Mais informações em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_source
http://pt.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons