quinta-feira, 8 de maio de 2008

Dificuldades e Soluções encontradas para a realização do Blog

Desde o início que achamos a proposta de criação de um blog um desafio. Como gostamos de desafios partimos para a exploração. Pesquisamos vários sites para alojar o nosso blog. Primeiramente e de acordo com as nossas perspectivas achamos que sapo.pt seria um bom site para alojar o blog, devido a sua simplicidade. Criamos a nossa primeira conta ademt.educ@sapo.pt. Já tínhamos quase tudo feito e passamos a elaboração de outra actividade proposta pela docente da UC (Unidade Curricular), o podcast. Com a finalização deste agora era preciso posta-lo, eis que surge o problema! No local onde estávamos alojadas seria muito mais complicado de postá-lo. Sugeriram-nos que mudássemos para blogger.com e assim o fizemos. Voltamos a criar outra conta, agora ademtum@gmail.com. O nome é derivado das iniciais dos nomes de cada elemento do grupo, Ana, Daniela, Eliana, Marcela e Tânia e UM de Universidade do Minho, a nossa querida academia.
Em termos de dificuldades, a nosso ver, o facto da mudança de blog foi o que mais causou transtorno, uma vez que as restantes tarefas foram democraticamente divididas. O método de trabalho utilizado revelou-se bastante positivo e produtivo.
Quanto a estética, mais uma vez todos os elementos deram o seu contributo e o resultado final é um blog com a "nossa cara". Fomos enriquecendo-o a medida que íamos explorando a blogosfera, mas o nosso objectivo é melhorá-lo cada dia mais deixando-o como um aspecto cada vez mais actual, porque nos dias que correm o que hoje é super moderno, amanhã já passa a ser jurássico!!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ambientes tridimensionais de simulação

Para melhor compreender o que são os ambientes tridimensionais de simulação, recorro a um exemplo
Como exemplo destes, existe o Second Life (SL). Este, é uma simulação da vida real, e não um jogo. Tecnicamente, é um MMPORG – Massively-Multiplayer Online Roleplaying Game, ou seja, é considerado um mundo virtual online orientado para aguentar um elevado número de utilizadores.
Nesta simulação não existem regras instituídas, onde os utilizadores não detêm qualquer limite.
Um dos focos principais do SL baseia-se no facto deste ter uma economia e moeda própria – compra-se, vende-se, aluga-se, leiloa-se em dinheiro virtual e real. Isto é possível uma vez que aqui existem discotecas, bancos, campos de golfe, escolas, casinos, ilhas privadas, jornais, lojas, transportes, sexo…
A geografia do Second Life constitui-se num continente, em que os “sims” (regiões com uma área de 65.536 m2 cada, que podem ser comprados ou alugados, total ou parcialmente) são todos próximos e, por isso, é fácil os utilizadores se deslocarem a pé de um lado para o outro. No referente às ilhas, que são sims privados alcançados via “teleport”.
O terreno é, primeiramente, comprado pelos utilizadores à “Linden Lab”, onde a partir deste passo podem fazer com ele o que quiserem.
Este mundo está a tornar-se tão vasto que o governo norte-americano quer tributar o “dinheiro virtual”. O Second Life não é o único exemplo de um ambiente tridimensional de simulação, mas as suas características esclarecem a definição de ambiente tridimensional de simulação.

Second Life


Este vídeo foi desenvolvido pelo grupo com imagens do Second Life.

Múltiplas Identidades

Múltiplas identidades vêm mostrar um pouco das cidades naturais de cada uma de nós. Ana é natural de Braga, uma das mais antigas cidades portuguesas, localizada a norte de Portugal. Daniela nasceu em Guimarães, uma das mais importantes cidades históricas do país, situada no distrito de Braga. Eliana é vianeinse. Viana do Castelo é uma cidade a também a Norte de Portugal. Marcela é natural de Blumenau, um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina. Por fim, Tânia, vem de Barcelos, uma cidade também portuguesa pertencente ao Distrito de Braga. Embora tenhámos vindo de sítios com culturas diferentes temos um objectivo em comum - EDUCAR!